Conheça 4 vantagens de usar lâmpadas LED

A iluminação sofreu uma forte e importante modernização desde a década de 1990, quando cientistas japoneses – vencedores do prêmio Nobel de Física em 2014 – inventaram o emissor de luz azul de diodo, que, combinado aos LEDs vermelhos e verdes, possibilita a criação de luminosidade branca, mais eficaz e resistente.

A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED (Light Emitter Diode, ou Diodo Emissor de Luz) em residências e empresas deixou de ser tendência e passou a ser realidade, pois oferece um custo-benefício bastante vantajoso. Isso porque a energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, dessa forma, não desperdiça energia.

Economize na conta

 

LED (10 W)

Vida útil: 1.500 horas (5 anos)

Economia em reais de água: 83%

 

Fluorescente (15 W)

Vida útil: 6.000 horas (2 anos)

Economia em reais de água: 75%

 

Incandescente (60 W)

Vida útil: 750 horas (3 meses)

Economia/ano em reais de água: Não há

 

Confira quatro vantagens de usar iluminação LED

 

Ecologicamente correta – Na fabricação dos produtos, são utilizadas fontes de seção de baixo carbono, que não contêm materiais pesados, não emitem raios UV e são recicláveis, pois suas estruturas são 95% retornáveis.

 

Fácil descarte – Como o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial como das lâmpadas fluorescentes, por exemplo.

 

Livre de manutenção – Por ter vida útil mais longa, este tipo de lâmpada evita interrupções do serviço, prejuízos e substituições constantes, oferecendo economia na manutenção. Elas são ideais para aplicações que demandam alto custo e difícil manutenção, como pontes, estruturas de grande altura ou iluminação de segurança.

 

Cores vivas – As lâmpadas LED coloridas dispensam a utilização de filtros, que causam perda de intensidade e também provocam alteração na cor, principalmente em luminárias externas, em função da ação da radiação UV do sol.