5 dicas para preparar sua casa para a automação residencial

Ligar e desligar eletrodomésticos com um só comando. Monitorar o local, mesmo a quilômetros de distância. Estes são alguns benefícios de um imóvel equipado com tecnologia avançada.

Viver em uma casa inteligente, com o acesso cada vez mais fácil a equipamentos sofisticados, deixou de ser algo do futuro ou de ficção científica. De acordo com o estudo da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), cerca de dois milhões de residências brasileiras já teriam potencial para utilizar sistemas automatizados. No País, o número de empresas que fornecem ou fabricam soluções, assim como de serviços de automação residencial, triplicou em menos de cinco anos.

Com uma série de possibilidades, a automação residencial proporciona conforto, comodidade e economia para o bolso, com redução de gastos com energia elétrica e água.

Confira cinco dicas para deixar a sua casa de portas abertas para a tecnologia

Fiação – O primeiro passo para instalar um projeto de automação é verificar a fiação de todo o imóvel. Se o estado for ruim, deverá trocar os fios e conexões para garantir melhor aproveitamento das futuras instalações.

Acesso remoto – O acesso remoto permite monitorar todos os ambientes à distância, alterar as configurações de luz, energia e temperatura a partir de um notebook, iTouch ou um smartphone. Existem diferentes maneiras de controlar os sistemas eletrônicos, que variam de acordo com o orçamento e as preferências da família. Por isso, é importante verificar se o fabricante do sistema disponibiliza interfaces variadas.

Eficiência do sistema – Escolha um sistema e produtos que já tenham sido testados e aprovados. Conte com o apoio de um profissional ou uma empresa experiente em automação residencial e que trabalhe com marcas respeitadas.

Proteção – Para prevenir-se de uma eventual queda de energia, opte por sistemas com backup apropriado.

Expansão – A rotina doméstica diária poderá se transformar nos próximos anos. Procure fazer um upgrade dos equipamentos e expandir o sistema de automação com novos produtos e em mais áreas do imóvel. Veja também se o fabricante do software oferece atualizações constantes.

E o mais importante de tudo: conte com o apoio de uma empresa experiente em automação residencial, que trabalhe com marcas de confiança e lhe oferece segurança e serviço de qualidade.